Quinta, 16 Setembro 2021 11:22

Câmara promove Seminário sobre saúde mental durante o Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio.

Pensando nisso, a Câmara de Vereadores irá promover um Seminário na próxima terça-feira às 09h. O objetivo do encontro é, justamente, dialogar sobre políticas de saúde mental, prevenção ao suicídio, drogalização e valorização à vida no âmbito do município de Jardinópolis.

O Seminário irá reunir instituições públicas, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Secretaria da Saúde, Secretaria da Assistência Social, Psicólogos, Psiquiatras, NA (Narcóticos Anônimos), Responsável de Clínicas Terapêuticas e será aberto para sociedade.

Segundo a vereadora Dalva Siqueira, que sugeriu a realização do evento, a intenção é ouvir todas as colocações das áreas envolvidas para encontrar soluções de melhoria para saúde mental no município, acolhendo e dando melhor atendimento à população.

É preciso, também, levar em consideração os efeitos mentais que a pandemia causou nas pessoas. Em uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde até o final de 2020, constatou-se que a ansiedade está presente em 86,5% dos indivíduos pesquisados, transtorno de estresse pós traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos participantes do estudo.

NOTA: Em função da disponibilidade de horários dos médicos psiquiatras e psicólogos que irão participar do evento, o que seria uma audiência pública, conforme foi publicado no Diário Oficial do município, agora visando a participação dos mesmos será, então, realizado um Seminário às 09h do dia 21/09.