Sexta, 28 Mai 2021 10:51

NOVA COMISSÃO ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA INICIA AS ATIVIDADES EM ENCONTRO COM SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

NOVA COMISSÃO ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA INICIA AS ATIVIDADES EM ENCONTRO COM SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Foi aprovado em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jardinópolis, no último dia 17 de maio, o Projeto de Resolução Nº. 006/2021, de autoria do vereador Caio Jardim, que cria nova Comissão Temporária Especial de Assuntos Relevantes para o acompanhamento de políticas voltadas para a população em situação de rua no município de Jardinópolis.

O principal objetivo da Comissão é buscar soluções para as necessidades da população em situação de rua na cidade, a partir de ações que diagnostiquem os problemas existentes, acompanhando e discutindo sobre o atual cenário, para que sejam propostas políticas públicas e ações que garantam os direitos fundamentais, a dignidade e a cidadania destas pessoas.

Os integrantes da Comissão são os vereadores Caio Jardim (Presidente da comissão), a vereadora Dalva Cristina Siqueira dos Santos (Relatora) e o vereador Leandro Moretti (Membro).

Na manhã desta quinta-feira, 27 de maio, a Comissão se reuniu no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, com a Secretária Municipal de Assistência Social, Keyla de Souza Gava, com a Assistente Social, Maria da Graça Leira Brigliadori e com Alexandre Carlos Nascimento, Coordenador do CREAS.

Os vereadores buscaram interação sobre o histórico do atendimento realizado no município com a população em situação de rua nos últimos anos, bem como questionaram sobre as principais e mais urgentes demandas, para que juntos possam discutir e elaborar projetos e propostas de políticas públicas que garantam melhores condições de vida à essa população.

A Secretaria de Assistência Social acompanha a população em situação de rua em toda Jardinópolis, todos tem cadastro no ambulatório de saúde mental e documentação atualizada, quase todos recebem pelo CadÚnico e também todos já foram vacinados contra o Covid-19. A Secretaria faz os trâmites e contatos necessários para ajudá-los quando é manifestado o interesse em serem internados para reabilitação ou para integrarem alguma comunidade.

Após a reunião, a Comissão e os membros da Assistência Social foram juntos até a Praça Matriz para ouvir da própria população em situação de rua que ali estava suas principais necessidades. No momento, a maior falta é de um local para higienização e banho, como também para um café da manhã. Eles se alimentam de doações e ações de marmitas voluntárias feitas pelo comércio local e moradores de Jardinópolis.

A Comissão Especial de Políticas Para a População em Situação de Rua continuará em atividade pensando medidas efetivas para apresentarem junto ao Poder Executivo Municipal para essa questão.

ACESSE AQUI O PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº. 006/2021

ACESSE AQUI A RESOLUÇÃO Nº. 264/2021