Segunda, 15 Agosto 2022 13:49

PADRE MARCELO LUIZ MACHADO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO JARDINÓPOLIS

O Padre Marcelo Luiz Machado recebeu o título de Cidadão Jardinopolense na noite da última quinta-feira, dia 11 de agosto de 2022, no plenário da Câmara.

Vereadores, secretários e autoridades do Município estiveram presentes na entrega, assim como alguns munícipes.

A vereadora Marli Pegoraro foi autora do Projeto o qual foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Jardinópolis.

A iniciativa da vereadora aconteceu, segundo ela, pelo excelente e necessário trabalho na cidade de Jardinópolis, com reformas estruturais em importantes pontos históricos da cidade.

Em seu discurso, Marli fez uma breve retrospectiva da passagem do Padre pela cidade e seus feitos.

“Chegou em Jardinópolis em 2002, quando entrou para o seminário na Vila Reis. Segundo o Padre, a impressão que ele teve desde o início é que Jardinópolis era uma cidade muito acolhedora e religiosa.

Nas palavras dele ‘Foi minha segunda família quando precisei de atenção e cuidado, foi aqui que encontrei’.

Depois foi seminarista em Jurucê quando iniciou as reformas por lá primeiro na Igreja São Pedro, segundo na Casa paroquial ampliada (em 2014-2015) e, por último, no Recinto de Festas de Jurucê (em 2013-2018).

Ele conta que, foi o primeiro Padre a morar definitivamente em Jurucê, todos os outros Padres iam somente de final de semana rezar a missa.  Para ele, estando lá 24 horas com o povo, poderia dar muito mais frutos do que estando mais distante.

Em 2018 foi transferido para a Igreja Matriz de Jardinópolis. Assim como em Jurucê, o Padre começou as reformas no Município.

Ele explica que para cuidar da dimensão espiritual é preciso que o alicerce material esteja bem edificado.

Nas palavras dele: ‘Hoje, num mundo como o que nós vivemos, a questão material não é algo secundário. Temos que viver bem, se alimentar bem, dormir bem, porque se o nosso corpo não está bem, como nosso espírito vai se fortalecer?’

Assim começou com a primeira reforma com a Casa Paroquial na Matriz de Jardinópolis (em 2018-2019). Em 2019, a reforma interna da capela São José, assim como a reforma da capela Santa Luzia e praça que terminou em 2020).

Em 2020, a reforma interna da capela do Colégio e restauro da capela de Santa Isabel e fachada do antigo hospital. Também em 2020, restauro da Igreja Matriz com término previsto para 2026. Além da nova jardinagem, banheiro e Coreto na praça (em 2021-2022).

A Padre, inclusive, descobriu afrescos feitos na Igreja Matriz que foram destruídos na década de 60 e 70 com novas pinturas. Assim, a reforma da Igreja que era para ser feita apenas externamente, se tornou interna também para recuperar essas importantes imagens que contam a história da Igreja Matriz que foi construída entre 1910 e 1920.

Fica nítido a contribuição que o Padre Marcelo Luiz Machado fez e ainda faz pela cidade de Jardinópolis. Por isso, esta Câmara deseja na noite de hoje homenageá-lo com o Título de Cidadania Jardinopolense. Muito obrigado Padre por todos os feitos pela nossa querida cidade.”