Sexta, 31 Maio 2019 13:04

Câmara recebe membros da OAB e Diretor da Unidade Prisional de Jardinópolis para conversa sobre o Centro de Progressão Penitenciária

Na manhã da última terça-feira (28/05/2019), a Câmara Municipal de Jardinópolis recebeu o Dr. Luiz Vicente Ribeiro Corrêa – Presidente da OAB 12ª Subseção, a Dra. Alba de Oliveira – Representante da OAB na Comarca de Jardinópolis, o Dr. Guilherme Rodrigues da Silva – Presidente da Comissão de Direito Criminal da OAB/RP e o Dr. Evandro Bueno Campanhã – Diretor da Unidade Prisional de Jardinópolis, para uma conversa sobre o Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis.

A reunião foi realizada com o intuito de apresentar mais detalhadamente aos vereadores informações sobre o Projeto Reintegra, programa em que os reeducandos do CPP de Jardinópolis têm acesso a oportunidades de emprego dentro e fora da prisão.

O Dr. Evandro Bueno Campanhã, diretor da Unidade Prisional de Jardinópolis, elucidou a importância da inclusão dos reeducandos nestas vagas de trabalho pois, além de representarem força produtiva e possibilitarem mão-de-obra acessível ao empresariado, essa inserção é capaz de reeducar o detento, dando-lhe oportunidade de sentir-se pertencente a sociedade e de enxergar uma outra perspectiva de vida, para que não volte a infringir a lei quando tiver sua liberdade concedida.

De acordo com a Lei de Execuções Penais, o trabalho é direito e dever daqueles que foram condenados. Desta forma, segundo Campanhã, colocando os reeducandos dentro destes ambientes de trabalho, toda a sociedade é beneficiada de forma que os reeducandos passam a lidar com regras, diálogo e responsabilidades, que fazem com que eles comecem a enxergar outros caminhos para retomarem suas vidas, e essa possibilidade de ressocialização pode resultar em mudanças positivas que influenciam toda a estrutura social, visto que o reeducando passa a ser cidadão produtivo.

A OAB considerou este encontro na Câmara relevante pois acredita que os vereadores são líderes e formadores de opinião na cidade, capazes de levar maiores informações a respeito deste assunto aos munícipes, colaborando para uma quebra de paradigmas na forma com que a sociedade civil encara os reeducandos no mercado de trabalho.

Os vereadores demonstraram bastante interesse em compreender a proposta e os detalhes do projeto, que consideraram importante, contudo não deixaram de manifestar demais preocupações com o município de modo geral, com a economia local, com oportunidades de emprego também para jovens que não se encontram em reclusão, e melhores condições de formação técnica para os moradores da cidade. Em suma, acreditam que todas essas questões estão interligadas e necessitam de melhorias para o benefício de toda a sociedade e da cidade de Jardinópolis.

Compareceram à reunião os vereadores Ana Luísa Ortelani Valadares, André Zanata, Cleber Tomaz de Camargos, José Eduardo Gomes Junior (Fofo) , José Eurípedes Ferreira (Chupeta), Lindenilton da Silva Ganda (Gandinha), Luiz Fernando Riul (Xotô), Marli Rodrigues Violante Pegoraro, Raimundo Ferreira Santos  e Sebastião Ferreira (Tião).